Metodologia
- Nesta tendência o papel da escola consiste na preparação moral e intelectual dos alunos, para assumir sua posição na sociedade. O compromisso das escolas é com a cultura, os problemas sociais pertencem a sociedade.
- Na Pedagogia Tradicional o professor é autoridade máxima, ele deve ter um nível de conhecimento razoável, já que é ele que deve passar para os alunos os conhecimentos históricos. O professor na maioria das vezes limita-se a transmitir a matéria de forma global sem se preocupar com as individualidades, e os alunos ficam restritros a apenas “escutar e memorizar”, o que o professor passa, não havendo participação.
- A metodologia baseia-se com freqüência em aulas expositivas e em demonstrações do professor, tendo como medida de avaliação da aprendizagem, a reprodução do conteúdo pelo aluno. A ênfase não é dada ao educando, e sim ao professor com o intuito de garantir a aquisição do conteúdo cultural pelo aluno.
- O professor traz para a sala de aula o conteúdo pronto e acabado e seus alunos limitam-se de forma passiva apenas a escutá-lo. Analogia: “dar lição” e “tomar lição”.Qualquer elemento da vida emocional ou afetiva do aluno é reprimido pois estes podem ser um empecilho de uma boa direção do trabalho de ensino.