Definição

 
Quando pretendemos caracterizar a Educação Tradicional deparamos logo com a "ambiguidade" com que o termo "tradicional" é frequentemente empregado.

Derivada do latim tradere (entregar, passar para outro, transmitir), a palavra "tradicional" quando aplicada à educação, como nos diz Not (1988), pode ter três significados. Quando refere-se ao processo, significa transmissão do conhecimento, podendo falar-se de transmissão ativa, em oposição à construção do saber pelo aluno. Quando refere-se ao conteúdo, designa a utilização da tradição constituída (obras constitutivas do património cultural) em oposição ao recurso aos materiais do mundo moderno. Quando refere-se à origem, designa o recurso a métodos que são antigos e que os pedagogos de hoje consideram que nada mudam do que existe em oposição aos que procedem da inovação. Estes três sentidos podem combinar-se de vários modos, podendo considerar-se uma determinada atuação metodológica de tradicional caso seja relacionado com pelo menos um destes três pontos de vista.

No presente estudo consideramos apenas os dois primeiros sentidos: o processo de transmissão (tradição ativa); e utilização da tradição constituída (obras constitutivas do património cultural).


  • Para Snyders, o ensino tradicional é o ensino verdadeiro, onde a atividade de ensinar está centrada no professor que a expõe e interpreta, conduzindo o aluno ao contato com as grandes realizações da humanidade e da cultura em geral. (MIZUKAMI, 1986, p.8)

  • Segundo Mizukami a educação tradicional, está presente, implícita ou explicitamente, de forma articulada ou não, “um referencial teórico que compreendesse os conceitos de homem, mundo,  sociedade-cultura, conhecimento, educação etc...” (1986, p.4)